Pernambuco_Brasil

Por que você precisa conhecer Pernambuco?

Porque tem como capital Recife, lugar do frevo, de praias maravilhosas e é um estado de uma região muito querida, o nordeste. É recheado de cultura, de gente guerreira e alegre. Pernambuco é onde nasceu meu avô, e é de onde veio  Luiz Gonzaga, Bezerra da Silva, Dominguinhos e Alceu Valença. hahaha Estes para quem não sabe, são grandes nomes da cultura brasileira. E eu amo muito, é claro!

Uma simpática senhora que pediu para eu fotografá-la.

Em Pernambuco você vai encontrar pessoas, sotaques e belezas naturais que irão fazer você se apaixonar.

Em Recife tem muito o que se fazer, tanto de dia quanto à noite. Para ser sincera fiquei pouco em Recife, pois curti mais Porto de Galinha, que é o meu segundo paraíso na terra. Afinal, Recife fica a 60km de Porto de Galinhas.

mas darei algumas dicas de Recife.

Praia de Boa viagem- É uma linda praia em Recife, mas que é preciso ficar bem atento aos tubarões, pois nessa praia há muitos, mas vale a pena caminhadas na orla de Boa Viagem.

foto tirada de melhores pontos turísticos

Recife Antigo- É o nome do bairro no centro da cidade, onde também se encontra a praça da Bandeira, também conhecida como Marco Zero, que é um espaço público localizado no bairro do Recife da cidade homônima. Existem alguns museus na redondeza, como o Museu do Frevo, o Museu do Cais do Sertão, o forte do Brum e Paço Alfandega, que é  esse shopping  na foto abaixo, fica localizado em um antigo  prédio antigo, inaugurado em  1732.

foto tirada de um thread do Skyscrapercity

O bairro foi transformado, através de um programa gradual de revitalização urbana, num dos principais pólos de lazer e cultura da cidade. Vários imóveis foram restaurados, e hoje são utilizados para fins culturais, empresariais e comerciais.

Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga- É um museu interativo sobre o Sertão e a história de vida do rei do Baião, Luiz Gonzaga. O museu é ótimo para conhecemos nossas história nordestina e toda a evolução.

imagem retirada do site novo núcleo

O Museu fica na Avenida Alfredo Lisboa 1152/ Antigo Armazém 10 do Porto de Recife.

Casa da Cultura- era antiga de Casa de Detenção de Recife, onde hoje, é o centro de artesanato de Recife. Muito bonito e interessante, pois você pode encontrar obras de artesãos de toda Pernambuco e muitas bebidas nordestinas com nomes bem engraçados.

E na noite de Recife você pode aproveitar bastante os barzinhos, pois tem vários, em Recife Antigo e em Boa viagem, além de bares, tem a ferinha com muita comida típica.

A rua da Moeda, no Recife Antigo, concentra vários bares e é uma daquelas pedidas legais para quem quer ver um pouco de movimento

Olinda é uma cidade histórica de Pernambuco, bem tranquila, acredito que não tenha muito vida noturna, pois quase não se vê ninguém durante o dia, se vê mais turistas. Ela fica apenas 10km de Recife.

A arquitetura de Olinda é incrível, igrejas em construção barroca, e a catedral da Sé está localizada no ponto mais elevado de Olinda. A vista de seu largo é impressionante.

Igreja de São Salvador do Mundo (Igreja da Sé)
Trenzinho turístico de Olinda

Agora indo para um dos lugares mais maravilhos que já estive no mundo. Apresento um pouquinho de Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, mas por quê Porto de Galinhas?

No passado, Porto de Galinha era chamada Porto Rico, devido a extração de Pau Brasil. Após a abolição da escravatura, os negros africanos continuavam sendo contrabandeados. Quando chegavam para serem vendidos , vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d’angola. A chegada era anunciada com a senha “tem galinha nova no Porto”. Por causa disso, Porto Rico passou a ser chamado de “Porto de galinhas”

É uma pena que ainda encontremos em alguns lugares garrafas plásticas, sacos plásticos, embalagens de outros produtos pelo chão, pois Porto de galinha tem um riquíssimo ecossistema, é emoldurada por piscinas naturais, com águas cristalinas, conchas, crustáceos, corais, ostras, peixes coloridos, cavalos marinhos, peixes-boi, tartarugas, caranguejos, que sao preservados por projetos ambientais. Sem falar nas areias brancas e muitos coqueiros que tornam o lugar pitoresco. Devia muito ser muito bem cuidado e respeitado por todos.

O que é muito legal é que se pode mergulhar, caminhar pelas areais e passear em jangadas mareando todo litoral.

A praia é uma praia tranquila, é recomendado que acorde bem cedinho, pois a maré é mais baixa, e consegue aproveitar bastante as piscinas naturais.

Eu fico tentando imaginar um lugar que consiga superar as belezas naturais de Porto de Galinhas, e não consigo. Acho que perto de Porto de Galinhas, só Malta mesmo, por enquanto, mas se alguém souber algum lugar equivalente, me avise, pois quero conhecer.

Talvez alguém alguém ainda se pergunte o que fazer a noite em Porto de Galinhas, bem, o melhor, é você ir dormir cedo para acordar bem cedinho e continuar aproveitando essas perfeições da natureza no outro dia, hahahaha #brinks mas lógico que à noite ainda há o que se fazer. Tem restaurantes maravilhosos, que vou compartilhar aqui com vocês.

Entrada do Restaurante Beijupirá
Restaurante Beijupirá

O restaurante Beijupirá fica localizado em Muro Alto. Bem próximo do mar. Tem um  estilo rústico com palhas, madeira e barro. Restaurante com um ótimo atendimento e pratos especiais. Ótima pedida para casais, pois as velas no restaurante deixa um ar romântico.

Também tem o Domingos restaurante que por sinal, também é muito bonito. Um lugar lindo, que vale a pena conhecer. O restaurante conta com um cardápio internacional, frutos do mar e uma grande variedade de coquetéis.

Domingos Restaurante

Há muito o que se fazer a noite em Porto de Galinhas, muitos outros restaurantes e bares. Se vc for para Porto de Galinhas e ficar em uma resort maravilhoso, não se limite a ficar só no lugar, se permita aproveitar de todas as maravilhas que Ipojuca tem a oferecer.

Tem o calçadão que a noite costuma ter muita gente caminhando. É uma rua de acesso restrito a veículos e é o point da vila. No calçadão você vai encontrar muitos outros restaurantes, diversas lojas, agências de viagens e até bancárias.

Foto da Internet

Agora que já vimos um pouquinho da noite, vamos voltar para o dia.

Caminho de Maracaípe

Maracaípe é uma praia que fica a 2km de Porto de Galinhas, você pode ir caminhando, de bugle ou jangada. Essa praia é uma praia tranquila, o quintal dos surfistas, pois tem ondas que podem chegar até dois metros de altura.

Em Maracaípe tem um pontal com areias brancas e muitos siris, há na região uma área de  preservação ambiental, pois é possível nadar com cavalos marinhos

No território do mangue podemos chegar a pé no Oiteiro, onde fica a igreja de nossa senhora do Oitero, para ver a linda imagem da praia do alto, o pôr-do-sol e o nascer da lua. É surpreendente a imagem panorâmica lá de cima.

Há quiosques na praia que comercializam as iguarias do local, como casquinhos de siris, peixes diversos, caldinhos e açaí.

Espero que você também tenha a oportunidade de conhecer Pernambuco, e descobrir lugares como esse paraíso que é Porto de Galinhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s