A Arte da Guerra

Oi, gente!!!

Quem conhece o livro a Arte da Guerra?

image

Bem, A Arte da Guerra é um livro chinês, de Sun Tzu, escrito como um tratado militar, durante o século IV a C. Em chinês:  孫子兵法.

image

Sun Tzu viveu há cerca de 2.500anos no reino Wu, na China Antiga. Foi um dos mais famosos generais militares de todos os tempos.

A versão que tenho é da editora Vozes, de 2011.

image

Tenho dois livros iguais, pois comprei o segundo achando que tinha perdido o primeiro. Acabei ficando com dois. 😊 mas caso alguém queira, posso doar. 😉

Este é um livro bastante interessante, pois além de ser um guia de estratégias milenar, não deixa de ser um livro atemporal, que hoje é usado como guia estratégico para diversas  áreas da vida. Inclusive no empreendimento, pois possui uma visão holística no âmbito dos negócios. Grandes nomes da história, como Napoleão Bonaparte, Zhuge Liang, o general americano, Douglas MacArthur entre muitos outros com carreiras de sucesso se guiaram pelos ensinamentos de Sun Tzu.

image

Estamos constantemente em busca de realizações, ascenções e vitórias, sejam elas na vida pessoal ou na carreira profissional.  Por isso este texto injutivo tem bastante valia, pois estamos em busca de concretizações no que fazemos. Sendo assim, A Arte da Guerra é uma leitura que hiper indico para quem é ou gostaria de ser um empreendedor, ou simplesmente, para quem busca ser líder da própria vida.

image

No decorrer da leitura pude refletir sobre diversas áreas da minha vida, inclusive, na área profissional. Atitudes que no passado poderiam ter sido tomadas de maneiras diferentes ou comportamentos que eu tenha observado em determinados colegas de trabalho, principalmente em cargos de liderança.

O capítulo do livro que achei um pouquinho cansativo e quase entediante foi a parte que fala do Terreno, mas que não deve ser considerada menos importante.

image

O livro contém um tratado composto por treze capítulos, cada capítulo aborda uma estratégia de guerra

Separei em cada capítulo os tópicos que achei mais interessantes para destacar.

As estratégias são:

Planejamento; guerrear; estratégia de ataque; tática; força; pontos fortes e pontos fracos; manobras; variantes táticas; o exército em marcha; terreno; as nove situações; ataque por meio de fogo; o emprego de Espiões.

1-Planejamento

A arte da guerra é determinada por cinco fatores, os quais nós temos de tomar em consideração em nossas reflexões se quisermos avaliar corretamente a situação no campo de batalha.

(01)Direito Moral

Seguir seus superiores

(02)Céu

Significa dia e noite, calor e frio, tempo e estação.

(03)Terra

Significa proximidade e distância, perigo e segurança, estranheza e amplidão, vida e morte.

(04)Condução

Significa sabedoria, sinceridade, benquerência, coragem e rigor.

(05)Método

Abrange a estruturação hierárquica do exército, o sustento das linhas de reforço e controle dos gastos militares.

“ Se ele for impetuoso, leva-o ao cansaço. Se ele for reservado, leva-o à arrogância.”

“Quem antes de acontecer a guerra imagina muitas situações tem boas chances de vitória. Quem toma em consideração poucas situações, tem más chances de vitória. Quem age sem pensar, forçadamente perde. Nisto eu posso de antemão reconhecer quem vencerá e quem perderá.

2- Guerrear

“ Trate bem os soldados aprisionados. Assim tu te tornas forte ao venceres o inimigo.”

3-Estratégia de ataque

“ Diz Sun: Conquistar um Estado é melhor do que aniquilá-lo; conquistar um exército é melhor do que destrocá-lo; conquistar um regimento, uma companhia ou uma unidade é melhor do que destruí-los.”

“O grau mais alto da arte da guerra consiste em ir contra a estratégia do inimigo; em segundo lugar vem o impedi-lo de concentrar suas tropas; em terceiro lugar está o ataque em campo aberto; a pior variante é o cerco de cidades fortificadas.”

“ O comandante que não sabe refrear seu temperamento enviará seus homens como formigas contra a cidade e um terço deles cairá sem que a cidade seja tomada.”

“Se conheces o inimigo e a ti mesmo, então tu não precisas amedrontar-te perante cem batalhas. Se tu conheces a ti mesmo, mas não o inimigo, então vitória e derrota tem igual peso.  Se não conheces nem o inimigo e nem a ti mesmo, então tu perdes qualquer batalha.”

4-Tática

“Quem não quer ser vencido, defende-se. Quem quer vencer, ataca.”

“É sensato, portanto, buscar primeiramente a luta quando a vitória já está conquistada; é insensato lutar primeiramente para seguir conquistar a vitória.”

“ Método significa primeiramente medição; em segundo lugar, cálculo; em terceiro lugar, prognose; em quarto lugar, ponderação; em quinto lugar, vitória.”

5- Força

“Desordem simulada exige disciplina; medo simulado, coragem; fraqueza simulada, força.”

6-Pontos fortes e pontos fracos

“ Fraco é aquele que tem de se armar contra possíveis ataques. Forte é aquele que obriga o inimigo a se armar contra ele.”

“Enquanto nós orientarmos nossos comportamentos pelo comportamento do inimigo, o inimigo não conhecerá nossa tática.”

7-Manobras

“ A arte de desvio e atalho se mostra no seduzir o inimigo com iscas, no fazer um desvio a fim de partir mais tarde, porém estar mais cedo no local do acontecimento.”

“Se um exército, deixa livre uma saída. Não pressiones em demasia um inimigo desesperado.”

8-Variantes táticas

“A arte da guerra nos ensina a não confiarmos que o inimigo não vem, e sim que estamos prontos para receber; não confiarmos na chance de ele não atacar, e sim em havermos tornado nossa posição invulnerável.”

“Arrogância, que traz destruição; covardia, que conduz a prisão; temperamento acalorado, que facilmente se ofende; reverência, que tende a humildade; solicitude para com seus soldados, que o torna excessivamente cauteloso.”

9- O exército em marcha

Quem é imprudente e subestima o inimigo, corre o risco de derrota.”

“Se castigares os soldados antes de eles haverem desenvolvido um sentimento de vínculo para contigo, então eles não te obedecerão e serão praticamente inúteis. Se eles se sentirem vinculados a ti e tu não os castigares, então eles serão igualmente inúteis.”

10-Terreno

“ Se tu conheceres o inimigo e a ti mesmo, então sem dúvida vencerás; se tu conheceres o céu e conheceres a terra, então tua vitória será total.”

11-As nove situações

“ Concentra tua energia e poupa tuas forças.”

“ Vai pelo caminho que as regra prescreve, e familiariza- te com o inimigo até poderes vencer a batalha decisiva.”

“ Mostra inicialmente a reserva de uma donzela até que o inimigo te abra a porta. Se então desembaraçado como uma lebre, para que o inimigo não possa se opor a ti.”

12-Ataque por meio de fogo

“Por isso o governante sábio é cuidadoso e o comandante experimente é prudente, assim permanece preservada a paz de um reino e seu exército permanece incólume.”

13-O emprego de espiões

“Que põe o governante sábio e o comandante experiente em condição de alcançar vitórias e realizar coisas que estão fora da capacidade de imaginação das massas é sua visão de prospectiva.”

“ Quem quiser se convencer do teor de verdade de seus relatos precisa ter um fino dom de observação.”

image

Conclusão, você pode chegar a vitória ou o fracasso, é apenas uma questão de estratégia, segundo Sun Tzu.

Muitos gestores erram ao gerir suas equipes. Empreendedores, administradores fracassam por não conhecerem bem seu público alvo, seus concorrentes, em alguns casos, seu próprio negócio. E no caso de  relacionamentos, muitos acabam por falta de discernimento de ambas as partes, pessoas que estão juntas, mas não dedicam um tempo para entender o que causa problemas na relação.

Profissionais querem conquistar o sucesso, mas não estudam e não buscam alternativas, deixam de conhecer os riscos, não descobrem todas as possibilidades de como chegar ao objetivo. O que leva ao fracasso.

No livro A Arte da Guerra  podemos perceber que cada estratégia nos ensina  maneiras de como agir diante de diversas situações.  Destaca a importância de como ser um bom líder, ampliando a visão de mercado, a melhoria na relação do gestor com sua equipe e detalhando o pontos favoráveis que o diferencia dos concorrentes. Se você tem um bom relacionamento com sua equipe, se respeita e sabe discernir as diferenças de cada um, terá um time campeão.

Percemos que se planejarmos, nos conhecermos, conhecermos nosso “inimigo” e estivermos familiarizados com o terreno, vencemos qualquer batalha, pois sempre o nosso maior desafio será nós mesmos. Um conceito simples de disciplina , determinação e sabedoria.

E você já leu o livro? O que achou? Compartilhe aqui.

Um beijo e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s