Sawabona pra você!

Oi, gente!

news_34_1438558573.jpg
Foto reproduzida do site satuharapan.com

O foco da postagem de hoje é o Amor, o respeito e o perdão. Lamentavelmente, o Amor parece escasso em nossa sociedade. As pessoas não se respeitam,  não sabem perdoar e não valorizam a vida, pois se machucam, desprezam e destroem seu semelhante.

No decorrer da vida descobri que as pessoas só podem dar o que possuem. Se elas não tem capacidade de compartilhar amor, paz, carinho, empatia, sorrisos e abraços isto não é culpa de outrem. Ela mesma precisa se encontrar e buscar a luz.

Já aconteceu e ainda acontece muito comigo de a pessoa criar antipatia sem ao menos se dar o trabalho de me conhecer, constrói opiniões apenas pelo que acha. Não vai com sua cara e pronto.

Bem, acredito que as diferenças existem e devem ser respeitas. E vejo como um grande desperdício de vida julgar um livro pela capa. A pessoa pode até ter uma ideia sobre alguém ou alguma coisa, mas por que não se permitir uma mudança de ideia?

Hoje em dia há ausência de respeito, de empatia, de compreensão na maioria das pessoas.

Quando acontece de não gostarem da outra antes mesmo de conhecer, vejo como uma espécie de ignorância que está atrelada ao pré-conceito.
Isto é ausência de evolução espiritual e de uma visão mais ampla de mundo.

Andei pensando sobre isso e lembrei em um grande ensinamento da  cultura africana, pois há um ritual milenar muito bonito.
É um tipo de saudação de uma tribo chamada Babemba, na África do Sul.
A saudação é um ato coletivo bastante fraternal, onde o respeito, a união e harmonia entre os membros é compartilhado.

A tribo acredita que todo ser humano nasce merecedor de amor, paz, perdão e felicidade. Acredita que nascemos bons, mas se durante a vida o ser humano cometer erros, estes erros são apenas gritos de desespero por ajuda.
Ou seja, fazem uma roda e durante dois dias fazem a saudação Sawabona Shikoba.

A saudação Sawabona Shikoba, quando pronunciadas juntas significa: Eu sou bom.

E quando pronunciadas separandamente trânsmite a ideia dar e receber amor e perdão. Sawabona significa: Eu respeito você, valorizo você e você é importante para mim”. E Shikoba significa: Então eu existo para você.

A tribo acredita que no anseio de se sentirem seres especiais e bons, as pessoas às vezes falham em seu comportamento. Então, reúnem-se para direcionar os que erraram e reconectá-los com sua verdadeira essência que é boa , lembrando-lhes de quem eles são e o quanto são especiais.

Assim, quando isto ocorre, todos lhe dizem “Sawabona” e em resposta a pessoa diz “Shikoba”.

Este ato de amor tem a capacidade de oferecer o perdão para o que comete o erro e dele partindo o reconhecimento que reconstrói o que antes estava negativo no seu interior.

O lindo costume desta tribo nos mostra a importância do valor, do respeito e do carinho pelos demais e, assim, nos ensina que o amor é muito maior que o ódio.
E para os que alimentam energias negativas dentro de si eu só quero dizer Sawabona pra você!

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s