Uma prova de amor

images

Oi, gente!

Coloquei esta publicação na categoria filmes e livros, pois trago como referência um filme que tem a ver com o assunto principal, o câncer, mas quisera eu que este assunto fosse apenas sobre o filme.

Desse modo, há diversos filmes que mostram a história de luta, amor, sofrimento e superação de pessoas diagnosticadas com câncer . Um dos filmes que me emociona bastante é o “ Uma prova de Amor ( My sister Keeper).”

Uma Prova de Amor é um filme de drama estadunidense, lançado em 2009, dirigido por Nick Cassavetes e estrelado por Cameron Diaz, Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, e Alec Baldwin.

O filme é baseado no livro homônimo – que mostra a história de luta e amor de uma família, onde uma das filhas é diagnosticada com leucemia.

Sendo a outra um bebê de proveta que nasce com o propósito de salvar a irmã, doa o cordão umbilical, alguns anos mais tarde, tem a medula óssea transplantada.

E quando ela está entrando na adolescência os pais querem que ela doe o rim para a irmã mais velha , pois ela havia sido concebida para salvar a vida da irmã – mesmo que isso colocasse em risco também sua saúde.

Assim,  a menina entra com uma causa na justiça para se emancipar dos pais e ter o direito de decidir o que fazer, no caso, não doar o rim. 😞

images (27)

Seria ótimo se casos de câncer fossem comuns apenas na ficção, mas não, é algo bem real, triste e desesperador, porém há diversas histórias de cura e superação, mas muitas das vezes, pacientes vem a óbito, devido a demora no diagnóstico.

Segundo a OMS( Organização Mundial de Saúde), 32 milhões de pessoas vivem com com câncer no mundo.( aquelas diagnosticadas em 2007 e que estavam vivas até o final de 2012). A cada ano 14, 1 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença. Até 2012, 8, 2 milhões de pessoas morreram de câncer.

Em 2015, 8, 8 milhões de pessoas morreram de câncer.

160204140208_2_common_cancers_624_portuguese

O câncer é responsável por 1 a cada 6 mortes no mundo.
Estima-se que até 2032 haja 21, 4 milhões de novos pacientes.

O câncer que mais mata no mundo é o câncer de pulmão.

Apesar de a Dinamarca ser considerada a “capital” do câncer,( a cada 100 mil pessoas, 338, 1 casos são diagnosticados).
Entretanto o câncer tem cura, mas precisa ser diagnosticado no início, porém infelizmente, países mais pobres, como o Brasil, por exemplo – o que já sabemos, a saúde pública sofre com descaso de governantes. Isso dificulta o acesso da população a diagnósticos de doenças como câncer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, países em desenvolvimento sofrem com 57% de todos os tipos de câncer. E 43% dos tipos de câncer ocorrem em países desenvolvidos. Ou seja, países de primeiro mundo mesmo tendo uma alta incidência de câncer conseguem diagnosticar no início, reduzindo mortes pela doença, diferente de países mais pobres, onde diagnósticos são quase sempre tardios, o que dificulta o tratamento.

” Por muito tempo, dizia-se que era uma doença de país rico. Isso não é mais verdade e o problema é global“. Disse Etienne Krug, diretor da OMS.
Segundo Krug, a expansão no número de mortes está ligada ao fato de a população estar ficando mais velha, uma mudança nos estilos de vida, sedentarismo, dietas pouco saudáveis e poluição.

Portanto, além de buscas da população por hábitos de vida saudáveis. É necessário que haja campanhas de conscientização pública sobre os sintomas do câncer  e incentivar pessoas a buscar um médico, caso notem algum indício da doença. Outra medida fundamental é diminuir em hospitais públicos o tempo de espera para o início de tratamento. E é também importante investir em serviços públicos e treinar profissionais para incrementar suas capacidades de diagnosticar um tumor com exatidão.

E se por acaso, você foi diagnosticado com algum tipo de câncer e está me lendo agora, saiba que você não está sozinho. Com certeza, existem pessoas que te amam e que estão torcendo muito por você. Existem diversos tratamentos que podem mudar seu quadro. FORÇA e FÉ!

Desejo muita saúde a todos vocês e espero que esta postagem tenha  ajudado na conscientização de prevenção e diagnóstico precoce, principalmente, do câncer de mama. Vale lembrar que esse mês – é o mês rosa – um mês para apoiar a campanha de conscientização do diagnóstico precoce, assim sendo, em breve teremos uma postagem falando detalhadamente.

Sobre o filme “Uma prova de amor“, eis aqui o trailer:

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s