Outubro Rosa – a importância do diagnóstico precoce.

Oi, gente!

20171022_110555.png

Recentemente fiz uma postagem sobre o câncer que intitulei como uma prova de amor, pois também trago o resumo do filme que relata o drama de uma personagem que tem a enfermidade.

Apesar de o Câncer ser uma doença que pode levar a óbito, venho dizer que também tem cura.

Faz tempo que eu deixei de ser uma pessoa religiosa, mas há uma citação bíblica que gosto bastante que é “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.”

Conquanto, ter força, esperança, coragem e otimismo quando se tem uma doença de tal gravidade como um câncer, provavelmente, não é uma tarefa fácil, mas pesquisas comprovam que a positividade tem uma influência na saúde física e emocional, prevenindo depressão, estresse, problemas cardíacos e até casos de câncer.

20171015_164843.png

Entretanto como estamos no mês do Outubro Rosa–  que visa lembrar a importância de um diagnóstico precoce, venho ressaltar o valor que todas nós, mulheres, temos diante da vida.

Mulher, faça seu exame!

A mamografia pode detectar lesões que passam despercebidas ao toque e também diagnosticar outras lesões além  do câncer de mama.

O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo. E no Brasil, é o segundo. Atrás apenas do câncer de pele. Embora seja muito raro, o câncer de mama também pode atingir homens. O que é cerca de 1% dos casos.

O Outubro Rosa é celebrado em todo mundo. Inclusive, no Brasil. E tem como símbolo um laço cor de rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e a conscientização de mulheres para a realização da mamografia.

Desde 1997, efetivamente, em Nova York, começou a comemorar o movimento internacional Outubro Rosa. Conheça o site oficial da capanha: October Pink.

A primeira iluminação vista no Brasil, foi a iluminação do mausoléu do soldado constitucionalista( Obelisco do Ipirapuera/SP), em 2002. Sendo uma iniciativa de  um grupo de mulheres simpatizantes com apoio de uma de cosméticos européia.

“A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.” ( http://www.komen.org)

O câncer de mama tem cura, porém é de suma importância a prevenção. Devemos manter um estilo de vida saudável,  através de exercícios físicos, alimentação equilibrada, e principalmente, o diagnóstico precoce.

As principais causas do câncer de mama estão ligadas a diversos fatores que são eles:

 Histórico familiar
 Primeira menstruação precoce
 Predisposição genética hereditária
 Idade avançada
 Menopausa tardia
 Radioterapia prévia na região do tórax
 Mamas densas
 Obesidade
 Sedentarismo
 Tabagismo
 Alcoolismo
 Uso de terapia de reposição hormonal

Existem diversos tipos de câncer de mama, os principais são o carcinoma ductal e o carcinoma lobular.

 

“Segundo o Instituto Nacional do Câncer( INCA), estima-se que em 2016 e 2017, são cerca de 600 mil novos casos, no Brasil.

 

Recebi um e-mail do Cabify( que por sinal achei bem fofo) com alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama. E também dicas de como realizar o autoexame. Portanto, achei de suma importância compartilhar aqui, no blog.

20171022_110638.png

Mitos e verdades
“Se eu faço o autoexame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia.”
Mito – Normalmente, se você fizer o autoexame todos os meses e visitar o seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o autoexame, nem o exame clínico, nem a mamografia são eficientes sozinhos.
“Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama.”
Mito – Na axila não existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é a obstrução de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.
“Usar sutiã faz mal para as mamas?”
Mito – Não há estudos que associem o uso do sutiã com a predisposição ao câncer de mama.
“Para retirar o tumor é preciso retirar também a mama.”
Mito – O ideal é tentar preservar a maior parte da mama, garantindo a segurança no estado clínico da paciente.
“Existem tipos diferentes de câncer de mama.”
Verdade – Existem diversos tipos de câncer de mama, assim como cada caso é direcionado para um tratamento específico que será mais eficiente.
“A mamografia também detecta outras lesões na mama.”
Verdade – O exame da mamografia pode detectar lesões que passam despercebidas no toque e que podem evoluir para o câncer.
“Quem menstrua muito cedo tem maior probabilidade de desenvolver o câncer.”
Verdade – Essas mulheres que começaram seu ciclo menstrual mais cedo menstruam mais vezes ao longo da vida, o que influencia na exposição delas ao hormônio estrogênio, estimulante à reprodução das células das glândulas mamárias.
“Praticar uma atividade física ajuda na prevenção.”
Verdade – O sedentarismo e o excesso de peso são fatores que podem influenciar no desenvolvimento do câncer, uma vez que a gordura aumenta a produção do hormônio estrogênio.

imgHandler

O autoexame:
Realize com frequência o autoexame para se prevenir. O passo a passo a seguir é bem simples:
1. Com os braços levantados em frente ao espelho, observe o seio e verifique se há alguma mudança no seu formato ou contorno.
2. Aperte suavemente o seio e faça movimentos circulares.
3. Apalpe as axilas para sentir se há nódulos. Qualquer sensação diferente, procure um médico

12286087-Hands-holding-breast-cancer-ribbon--Stock-Vector.jpg

Bem, gente, o câncer tem cura, se por acaso,  você conhece alguém que tenha sido diagnosticado com a doença, seja um instrumento de otimismo para esta pessoa, pois o câncer atinge diversas áreas da vida, inclusive, a emocional. Ajude a promover o amor, a autoestima e a esperança, principalmente em casos de mulheres – que na maioria das vezes são mais vaidosas.

20171006_024116.jpg

Desejo muita saúde a todos vocês e espero que esta postagem tenha  ajudado na conscientização de prevenção e diagnóstico, principalmente, do câncer de mama. Cuidem-se e até a próxima!

Baixem o aplicativo do instituto NEO MAMA, pois visa proporcionar às famílias maior estruturação para o enfrentamento da doença, assim como a reabilitação e readaptação total da mulher vitimada pelo câncer de mama. E também tire ou edite uma foto como fiz na foto a seguir. 🎀⚘⚘⚘ Você vai escolher a palavra e enviar para o aplicativo. Eu escolhi ESPERANÇA !

20171006_032208.png

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s