Despedida das aulas de reforço do projeto

Oi, gente!

Consegui um tempinho para escrever, então vou compartilhar com vocês um pouco da troca de afeto no mês passado, mês do último dia que estive com meus pequenos do Projeto Gramachinhos.

PicsArt_12-23-02.56.27.jpg

Pedi para que os alunos desenhassem em uma folha em branco um SONHO, um DESEJO, um SENTIMENTO, uma VONTADE  e em outra meia folha escrevessem o que quisessem, uma mensagem, uma reclamação, uma sugestão para mim, pois no próximo ano, não poderei participar diretamente do projeto e nem estar com eles.

20171222_231912.jpg

Na primeira folha, uns desenharam casas, alguns profissões, outros jardins/ flores, todos muito criativos e talentosos, porém, um que chamou bastante a nossa atenção, foi o desenho de uma menina de 7/8anos da turma de 2° e 3° ano que minha irmã é responsável, pois além de desenhar uma casa, escreveu que o sonho dela era ter uma geladeira. 😔

 

Como pode vivermos em um país onde a distribuição de renda seja tão desigual?! Enquanto políticos enriquecem com o dinheiro público, famílias sobrevivem e não possuem nem os utensílios básicos para viver.

PicsArt_12-23-02.13.13.jpg

A outra que me deixou a refletir bastante foi uma aluna  da turma de 4° e 5°ano, pois  desenhou um cachorro quente,  levando-me a entender que a escassez  de alimentação adequada é algo frequente em sua vida, entretanto, faz com que ela sonhe em comer  um simples cachorro-quente.

20171124_035834

Poderia até ser somente minha imaginação, mas não, infelizmente, esta é a realidade de Jardim Gramacho, pois muitos nem tem o que comer.

Jardim Gramacho, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil. Um país, um estado, uma cidade com tantas riquezas. Pessoas ainda vivem abaixo da linha de pobreza.

Portanto é muito  revoltante presenciar fatos como este, enquanto o ex- governador  Sergio Cabral e sua corja, mesmo dentro da prisão continua a manter seus luxos e privilégios.

O que pode ser comum para muita gente, para crianças de Jardim Gramacho é a realização de um sonho. 🙁

Através destas observações percebemos o quão egocêntricos somos, muitas vezes estamos a reclamar por futilidades que não temos. E ainda achamos que vivemos os maiores problemas.

Todavia desejo muito que estas crianças tenham um futuro melhor e que possam realizar seus pequenos grandes sonhos.🙏

Assim também desejo que em 2018 possam ter mais oportunidades e capacidade de sonhar e que possam  aumentar seus sorrisos.

PicsArt_12-23-02.26.00.jpg

Na seguda folha em branco que entreguei a eles, foi lindo, pois conseguiram me emocionar ainda mais, entretanto com diferentes maneiras declararam imenso carinho por mim.

 

Sou grata a Deus.

Alguns disseram: – tia, vc é muito chata, mas eu gosto de você. ❤ Outros me elogiaram muito, um menino me desenhou com um vestido verde e amarelo e uma outra menina escreveu que me conhecia a pouco tempo, mas aprendeu a me amar rápido.  😭

Cada mensagem com sua singularidade, mas todas repletas de carinho e ternura. Tornando todas especiais.

PicsArt_12-23-02.29.44

Este realmente é um Jardim que encontrei para chamar de meu.  Crianças que levarei para sempre em meu coração.

20171223_024947

Crianças que me ensinam a cada instante. O tempo que passamos juntos, não há dinheiro que pague.

 

Crianças que compartilharam a cada encontro muito amor e carinho.  Como eu disse em um poema, Jardim que tem tudo para oferecer pranto, mas dá sorrisos. Graças a Deus tive o privilégio de conhecer esses pequenos guerreiros.

Se em 2018 você também quer fazer parte do Gramachinhos e ajudar de alguma forma. Entre em contato com o site: Projeto Gramachinhos.

#gratidão ✊⚘😘

 

 

 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s