O véu islâmico

Em julho deste ano, estive em Istanbul, na Turquia, e uma das coisas que chamaram minha atenção foi o uso do hijab( véu usado pelas mulheres islâmicas), pois precisei cobrir a cabeça para entrar nas mesquitas.

Eu e minha querida amiga turca, Duygu Akin, colocamos o véu e tivemos que por essas túnicas compridas para entrar na mesquita Azul. Claro que tivemos que tirar fotinhas usando nossos trajes, pois ela é anarquista e nunca tinha entrado na mesquita, foi somente para me fazer companhia, e nós, como duas rebeldes nunca nos submeteríamos a usar algo que não queríamos na vida.

Portanto antes de conhecer Istanbul, eu tinha um baito preconceito a respeito do véu utilizado pelas mulheres islâmicas, claro, falta de informação, assim, achava um absurdo, pois pensava que elas usavam mesmo sem querer, porém, descobri nessa viagem, que o uso do hijab nas ruas, não é uma obrigação, e sim uma escolha.

O Hijab cobre a cabeça e pescoço, mas deixa os ombros à mostra.

Agora, outros tipos de véu, como Burca e Niqab é sim obrigatório em alguns países islâmicos.

O Niqab que deixa somente os olhos à mostra e a burca que cobre até os olhos, são formas de controlar e oprimir a mulher até os dias de hoje. O que continua sendo revoltante.

Nas mesquitas o véu é obrigatório, seja você islâmica ou não, mas em outros ambientes, as mulheres islâmicas não sao obrigadas a usar o Hijab, por exemplo. As mulheres que usam o hijab nas ruas, escolhem usar pelo fato de terem uma fé e o respeito à religião alheia é fundamental, mesmo que a gente não concorde com suas diretrizes.

O machismo existe no mundo todo, sendo que mesmo eu não concordando com muitas das práticas da Sharia(conjunto de leis islâmicas que são baseadas no Alcorão), ainda assim, respeito, pois cada um tem o direito de escolher o que quiser para sua vida, infelizmente, as mulheres islâmicas são vistas como inferiores aos homens, há diversas citações no Alcorão que mostram isso, entretanto, elas foram ensinadas desde meninas que àquele era o caminho, não sou eu e nem ninguém que pode dizer que não é.

As pessoas encontram seus caminhos sozinhos. Pode ser hoje ou amanhã, mas um dia hão de encontrar. O véu islâmico é algo que diz respeito às mulheres. São as mulheres muçulmanas que decidem rejeitá-lo.

Continuo concordando que a religião é o ópio do povo, como escreveu Karl Marx, porém, há muitas outras religiões com princípios que há controvérsias e absurdos perante aos não seguidores, mas são seus seguidores que precisam decidir querer parar ou seguir.

Portanto estar em Instambul, visitar mesquitas me fez refletir ainda mais sobre nossa liberdade de ser e igualdade de gênero. Na Mesquita Azul, quando observei ao redor, tive vontade de chorar ao ver placas informativas onde determinados espaços só são permitidos a entrada de homens, enquanto mulheres ficam em suas preces em uma minúscula sala na parte de trás.

Sinto muito pelas muitas mulheres que não tem o direito de escolher o que usar ou fazer das próprias vidas, pois vivem em um sistema patriarcal opressor.

No Brasil e em outros países não islâmicos, há de certa forma, dogmas que ainda hoje oprimem muitas mulheres, e que tentam ditar como nós mulheres devemos agir, mas ainda assim, há um diálogo mais aberto sobre as escolhas de cada um, pois pessoas estão mais “livres” para fazerem suas escolhas, porém, a hipocrisia e patriarcado é mundial.

Coisas como essa que me fazem repudiar algumas religiões, porém, sou apenas uma visitante em um país estrangeiro, entretanto, o respeito a cultura e aos costumes são primordiais.

No entanto o mais incrível de viajar é poder descobrir culturas e costumes em torno do mundo, e que algumas características é o que ajuda a moldar a identidade de um povo.

Um beijo e até a próxima 🌸😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s