O Natal e o Kwanzaa

Oi, gente querida!

Como vai? Espero que bem. Nessa postagem irei abordar duas celebrações, o Natal, que é mais conhecido e o Kwaanza, que tem sido difundido a cada ano.

A maioria das pessoas estão acostumadas com o Natal, como uma festa religiosa cristã, porém, nem todos sabem que o Natal era uma festividade pagã, que teve início muito antes do nascimento de Cristo, onde a celebração era para celebrar o nascimento do deus Mitra, que é o deus do Sol.

Isso acontece todo final de dezembro, onde ocorre o marco de início do solstício de inverno. Sendo assim, a noite mais longa do ano no hemisfério norte. Dessa madrugada em diante o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. É o ponto de virada das trevas para luz: o “renascimento” do sol. Entretanto, no século III foi ressignificada pela igreja católica para converter os povos que tinham diversas crenças sob domínio do Império Romano.

Embora o Natal hoje em dia celebrado até pelos não cristãos, pois se tornou uma tradição no mundo. Eu mesma, celebro o Natal para agradecer a Deus por mais um fim de ano concedido com saúde e vida.

Nesse Ntal eu estava hiper resfriada, tossindo muito, com a garganta meio que arranhada e um pouquinho desanimada, mas não podia deixar esse dia passar em branco, né?! Embora seja uma data de criação humana, não deixa de ser uma data bonita, onde estamos em tertúlia.

Estou longe da minha família, que sempre esteve comigo em todos os natais, com exceção do natal de 2012 que passei na Holanda, com meu ex( atual?)namorado.

Hoje, na Irlanda, decidi estar com pessoas adoráveis, que são minhas companheiras de casa, cada uma com sua peculiaridade, sotaque, costume, educação, vivência, mas todas com o mesmo propósito, viver um sonho, que é o intercâmbio, antes de cearmos ontem, fizemos uma oração de gratidão a Deus por tudo que temos vivido, mesmo não sendo tão fácil e simples como aparentam as fotos bonitas que postamos no Instagram e até Facebook, tem sido uma experiência única, uma sensação de descobertas e aprendizados constantes.

Muita gratidão pela vida, pela saúde, pela família, pelos amigos, pelas pessoas que conhecemos no caminho, pelos livramentos constantes e pela oportunidade de estar vivendo um sonho.

Além da celebração cristã, há a celebração kawanzaa, a festa da colheita, que inícia no dia 26 de dezembro. O Kwanzaa – que é a celebração interreligiosa realizada nos Estados Unidos e em outros povos da diáspora africana pelas Américas.

O nome ” Kwanzaa” deriva da expressão ” matunda ya kwanza”, que significa “primeiros frutos” em swahili, a língua original mais falada entre as centenas que existem na África.

A celebração tem duração de uma semana, iniciou-seno dia 26 e vai até o dia 01 de janeiro de cada ano.

O Kwanzaa tem sete princípios maravilhosos, que se todo mundo seguisse, com certeza teríamos um mundo bem melhor. Na língua Swahili são; Umoja – que significa união, Kujichaguilia – que significa a autodeterminação, Ujima- que significa o trabalho coletivo, Ujamma – que significa a economia cooperativa, Nia – que significa o propósito, o objetivo do trabalho em grupo, Kuunba – que significa criatividade e Imani- que significa que significa fé.

1 – Umoja é a União

Estar unido como família, comunidade e raça;

2- Kujichagulia é a auto-determinação

Responsabilidade em relação a seu próprio futuro;

3- Ujima é o trabalho coletivo e responsabilidade

Construir juntos a comunidade e resolver quaisquer problemas como um grupo;

4- Ujamaa é a economia cooperativa

A construção e os ganhos da comunidade através de suas próprias atividades;

5- Nia é o propósito

O objetivo de trabalho em grupo para construir a comunidade e expandir a cultura africana;

6- Kuumba é a criatividade

Usar novas idéias para criar uma comunidade mais bonita e mais bem-sucedida;

7- Imani é a fé

Honrar os ancestrais, as tradições e os líderes africanos e celebrar os triunfos do passado sobre as adversidades.

Para mais informações sobre a celebração Kwanza acesse aqui em Caviar e Ovo Frito O dia que inicia a semana Kwanzaa, pois ano passado fiz uma postagem explicando com mais detalhes como funciona a celebração no mundo.

Espero que você tenha tido um feliz Natal, esteja tendo um feliz Kwanza para os que celebram a data, e também desejo que seu 2019 seja melhor que o ano de 2018 que se termina. ❤️🍀😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s