Motivos para sentir saudades da Irlanda

O aprendizado constante

Foram dois anos de muito aprendizado. Lágrimas e risos, chegadas e partidas, baladas, jantares, viagens, lamentações, histórias, encontros, beijos, abraços, compras, trocas, vendas, angústias, ranços, afetos, medo e coragem.

Desde que cheguei na Irlanda percebi o quanto transformei minha percepção de ver e sentir as pessoas ao meu redor. Amadureci, cresci, evolui. Moldei um Eu, que até eu mesma desconhecia.

Ampliei minha visão de mundo. O mundo, esse se tornou menor que antes, pois com muito mais para se descobrir, todavia, percebi que sabia menos do que quando iniciei. Mudei quem era no início, me tornei mais tolerante, flexível, calma e paciente, e por incrível que pareça, disciplinada.

Disciplina era algo que sempre quis. Não é fácil ser disciplinada quando se está “sozinha no mundo.” Entretanto, se você não levantar para descongelar a carne, ninguém descongelará para você.

A superação de desafios diários

Quando você chega em um país estrangeiro, você tem a ânsia de descobrir tudo que há de novo e bonito, porém, também nos deparamos com desafios diários, que antes nem imaginávamos que existia. São os desafios surpresas constantes. Desafios que que vai no combo de intercambista que ninguém fala.

Fazer um intercâmbio não é para qualquer um. Não me refiro a questão financeira e econômica, e sim, a questão psicológica do indivíduo.

Aqui, desse lado, estamos vulneráveis, não temos os mesmos suportes que teríamos se estivéssemos em nossa terra natal. Então precisamos ser ou aprender a ser fortes.

Chorar ajuda a repelir a tristeza e desespero que aflige nas noites frias da Irlanda.

Muitos voltam no meio do caminho, alguns já no início, outros depois de 6 meses ou assim que completam 8 meses(Tempo de conclusão do primeiro intercâmbio).

Poder trabalhar menos horas, porém, ganhar mais, mesmo tendo um trabalho simples

O intercâmbio pode ser renovado até duas vezes, depois que se conclui o primeiro curso, ou seja, totalizando 2 anos e 3 meses. No período do curso o país oferece a opção de estudar e trabalhar em período parcial, após terminar o curso, em período de férias, o país permite trabalhar em período integral.

Já trabalhei catando lixo em fim de festival, limpando banheiro, vendendo cerveja e vendendo roupas. Todas as experiências me fizeram evoluir muito como ser humano.

Quando cheguei na Irlanda levei 3 meses para consegui trabalhar, meu primeiro emprego foi de cleaner( limpeza) em um edifício de arquitetura, confesso que não gostei da experiência, porém, aprendi muito. Aprendi a ser mais humilde e também a limpar banheiros, coisa que eu nunca tinha feito antes na vida.

Com o trabalho de cleaner eu conciliava em eventos esportivos; como ruby e futebol ou concertos musicais como vendedora de cerveja. Assisti diversos shows enquanto trabalhava. Já trabalhei no show do Ed Sheeran, Michael Bublé, Rod Stewart e Spice Girls. Foram experiências incríveis, pois além de ganhar para se divertir, eu também ganhava muitas tips( gorjetas).

Depois de 7 meses, passei a trabalhar como vendedora em uma loja da no maior Shopping Center da Irlanda, na Tommy Hilfiger. Esse trabalho eu já fazia no Brasil, pois tenho mais de 10 anos de experiência na área comercial. Então o trabalho que desenvolvi foi “Easy peasy lemon squeezy“. Ou seja, fácil de ser desenvolvido, apesar de eu ter tido um pouco de dificuldades no início para entender as ordens em inglês e também memorizar os nomes das peças.

Encontrar irmãos de outras mães

O intercâmbio me permitiu conhecer pessoas incríveis , pessoas que se eu pudesse para o tempo somente par tê-las perto de mim, eu pararia. São pessoas que você nem imaginava que existia, mas quando você passa a conviver , descobre que são verdadeiros irmãos.

Senti a Neve

Para nós, brasileiros, estar na neve é algo ótimo, ainda mais quando essa experiência é a primeira vez, que foi meu caso, pois brincamos igual igual pinto no lixo. Acho que é a mesma sensação que o estrangeiro tem ao estar no sol brasileiro, pura realização.

Lembro-me que quando começou a nevar, eu e minha amiga começamos a pular na rua de alegria, por estarmos vendo a neve pela primeira vez. Foi uma sensação incrível.

Descobrir crushes bastantes interessantes

Tive dezenas de dates( encontros), o que sempre foi bastante interessante. Aprendi a ter certeza o tipo de cara que não queria para mim. Os irlandeses são legais, mas muitos são filhinhos da mamãe.

A maioria acha que as mulheres brasileiras estão atrás de um passaporte vermelho, o que em muitos casos não é mentira, mas é complicado começar um relacionamento se a pessoa pensa assim.

Então, não tive muita paciência para provar o contrário, porém, fiz muitas amizades bacanas e conheci dois crushes bem interessantes, um chamo de fanfarrão, ele diz que vamos casar, mas lógico que nunca cogitei essa possibilidade, pois o vejo mais como amigo. Apesar de ser um cara atencioso, inteligente(professor), atraente, não é um tipo de cara que gostaria de ter um relacionamento amoroso( espero que ele não leia isso).

E o outro, não sei porquê, mas gostei desde o primeiro dia que o vi, ele é muito fofo pessoalmente. Nos encontramos em um café e tomamos duas xícaras( eu que nem sou tão fã de café), fiquei bêbada de café, xícaras essas que me fizeram ficar mais acessa do que chamas de refinaria(Falei sem parar).

Esse irlandes tinha grandes chances de ser a metade da minha laranja, mas não rolou(me poupem dos detalhes), costumo dizer que ele é o gatinho mais irlandês que conheci.

Ele é ruivo( apenas 2% da população mundial é ruiva), calmo( o oposto de mim), toca violão( não posso ver um violão ser tocado) e tem um ótimo senso de humor( adoro sorrir). Não é difícil me seduzir.🤷🏽‍♀️

Vivi muitas coisas legais nesse país, que apesar de frio, transborda solidariedade, educação, conscientização e calor humano.

Participar da festa de Saint Patrick’s day (o dia de São Patrício da Irlanda)

Foi uma experiência única participar desta festividade, pois a Irlanda inteira se reúne para celebrar o dia do santo padroeiro do país. Apesar que a participação no evento conta com a presença de muitos turistas de países vizinhos.

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha da Esmeralda, como é conhecida a Irlanda.

O dia de São Patricio é como se fosse o carnal no Brasil, as ruas ficam intransitáveis e todos que participam se fantasiam com cores da bandeira do país.

Vivenciar o Halloween

Não sei se todos sabem, mas o Halloween iniciou na Irlanda. Somente depois da imigração irlandesa para os Estados Unidos, que a festa se popularizou também por lá.

A Irlanda é um país que tenta manter viva a tradição e o Halloween faz parte dela.

No primeiro ano que estive na Irlanda me fantasiei de uma personagem de um filme que adoro Alice Ayres, do filme Close, com Natalie Portman.

No segundo ano, fechei com chave de ouro, pois tive a oportunidade de participar de uma festa de Halloween onde me senti uma verdadeira gata. 😂

E foi no Halloween na Irlanda- não poderia ser outro lugar.❤️

Ter facilidade de locomoção para outros países

Vou sentir saudades da Irlanda. Um país que oferece a facilidade de viajar para outros países. Fui à Itália( Milão, Varena e Como) França( Paris) Holanda( Amsterdam, Leiden e Terschelling), Alemanha ( Frankfurt), Turquia( Istambul), Inglaterra( Londres).

Ouvir música em cada esquina

A Irlanda é um dos países que mais presenciei musica nas ruas, em cada esquina tinha um músico cantarolando, acho que mais que músicos na Irlanda, somente a quantidade de pubs.

Entretanto vivendo na Irlanda, pude realizar um dos meus sonhos que foi o de ir em um concerto de música clássica. Fui assistir Andrea Bocelli e foi mágico.

Sentirei muita saudade da Irlanda, pretendo realmente voltar em breve, pois depois que me adaptei sinto que esse país faz parte de mim. No início não é fácil, mas depois que se acha, encontra um grupo, entende a cultura, a língua . Você quer estar. 🇮🇪☘️🥰

Sou grata por ter tido a oportunidade de viver isso tudo. 🙏🏽❤️

4 comentários

  1. Amore amei a maneira que vc compartilhou sua experiência! Ficou incrível! Eu que nunca quis ir para Irlanda, depois de le fiquei com vontade! Imagino que na parte dos dates vc tenha ficado na dúvida se colocava ou não, e eis que o ruivo aparece rsrs
    Amore que linda sua jornada e que orgulho de vc! Estou feliz de ter o privilégio de estar aqui construindo uma nova história 😍

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fico muito feliz por tua felicidade em ter alcançado mais um objetivo em tua vida onde com certeza te moldou para as conquistas de outros mais te dando a certeza que sim…é possível realizar sonhos basta desejar de todo o seu coração e o tempo se encarregará de construir tiijolo a tijolo até a construção final de cada sonho,compartilhando e encorajando quem ainda se encontra com incertezas e receios de vivenciar tal experiencia única na vida daqueles que almejam saber…o que a vida pode nos proporcionar.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s