Rio, eu te amo!

Este foi o pior filme que assisti no ano de 2020, e não recomendo.

O filme tentou copiar “Paris, J t’aime e New York, I love you.” Filmes que apresentam sequências de histórias ao redor das cidades, mas não obteve sucesso.

Rio, I love you foi lançado em 2014 e apresenta os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Porém, se eu pudesse, utilizaria a opção desver. Assisti este filme com um amigo americano e fiquei morrendo de vergonha da estigmatização feita aos personagens.

Rio, Eu te amo, também segue uma sequência de curtas histórias, mostrando os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Porém, as histórias vividas pelos personagens são totalmente irrealistas.

O filme é dirigido por diversos diretores, brasileiros e estrangeiros e também estrelado por um elenco nacional e internacional.

Esse filme tem uma ótima fotografia, porque o Rio de Janeiro naturalmente tem uma esplêndida beleza , mas é ridículo e inadmissível como o filme apresenta uma higiene racial na cidade. Parece que a população do Rio de Janeiro a maioria é branca. O que não é verdade, pois 55% da população brasileira é negra.

Até os meninos de rua, que no filme, seriam crianças que sonham e são retratadas como inocentes, têm pele clara, pois o continuam desumanizando o corpo negro.

Quando o colonizadores chegaram à África, viam os africanos como seres sem alma. Ainda hoje, não veem um menino de rua negro como uma criança, os veem como marginais e não conseguem enxergar a falta de oportunidade destes menores.

As três mulheres negras do filme têm personagens estigmatizados. A doméstica( tratada como escrava), a namorada do filho da professora e tradutora (sexualizada, que é retratado como menina fácil) e a prostituta (a negra raivosa e sem valor perante à sociedade). Rio, eu te amo! Apenas reforça um estereótipo racista na sociedade brasileira. Uma sociedade onde o racismo é estrutural.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s